Revolution des Oillets - Exposição comemorativa do 50 anos do 25 de Abril no Luxemburgo

    cartaz exposição 25 abril Luxemburgo

     

     

    O Instituto Diplomático participa na exposição “Revolution des Oillets”, que poderá ser visitada, a partir de 26 de abril 2024 até 5 janeiro 2025,  no Musée national d’archéologie, d’histoire et d’art no Luxemburgo, tendo emprestado uma série de documentos que pertencem ao Arquivo Diplomático”.

    NOVA FCSH ASSINALA 25 DE ABRIL COM PODCAST SOBRE A LIBERDADE

    25 abril nova fcsh

    O passado de resistência à ditadura de cinco personalidades ligadas à génese da NOVA FCSH é o foco da série de podcast “Revolução e Universidade”, com que a Faculdade assinala os 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa, coordenada por Pedro Aires de Oliveira (IHC) e Carla Baptista (ICNOVA), conta com a participação das jornalistas Cláudia Lobo (freelancer), Maria Flor Pedroso (Antena 1) e Sofia Branco (Lusa). Ao longo de cinco episódios são entrevistados antigos alunos de cinco personalidades ligadas à NOVA FCSH: os historiadores A. H. de Oliveira Marques, Vitorino Magalhães Godinho e José Medeiros Ferreira, o filósofo e cientista político Mário Sottomayor Cardia e o jornalista Mário Mesquita.

    Segundo a organização, tratam-se de vultos que “deixaram uma marca decisiva na resistência à ditadura e na construção da democracia, assim como nos anos fundacionais da FCSH, unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, que iniciou a sua atividade no ano letivo de 1977-78”.

    Os episódios vão ser disponibilizados online todas as sextas-feiras de março, a partir do dia 1, com uma periodicidade semanal. VEJA AQUI 

     

    Prémio RADI de investigação 2024

     

    anuncio premio radi 2024

    Estão abertas as candidaturas para o Prémio RADI de Investigação 2024. 

    Nesta edição, uma vez mais, a Rede de Arquivos Diplomáticos Iberoamenricanos abre o concurso a todas as investigações individuais ou coletivas relacionadas com a temática com a história das relações diplomáticas no espaço iberoamericano. 

    As candidaturas estão abertas até 21 de junho de 2024 sendo o prémio para o projeto vencedor no valor de US $2500 (dolars americanos) 

    Pode ver mais informações  e formalizar a candidatura no site da RADI 

    Eduardo Gageiro - 25 abril 25 imagens 50 anos

    Hablemos de la Infraestrutura ROSSIO

     

    relatorio ocde

    No dia de 29 de janeiro de 2024, às 15h00, terá lugar a conferência virtual intitulada “Vamos Conversar”, da infraestrutura ROSSIO


    Os oradores da conferência são a Professora Dra. Amélia Aguiar Andrade e o Professor Dr. Daniel Alves, membros da Faculdade de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, da Universidade Nova de Lisboa. Moderada pela Dra. Margarida Lages, Diretora do Arquivo Diplomático. A conferência será transmitida via Facebook LIVE

    A Infraestrutura ROSSIO (https://rossio.pt/front/home) é um compilador de conteúdos sobre Ciências Sociais, Artes e Humanidades, de acesso gratuito para investigadores, professores, estudantes e público em geral, ampliando os seus conhecimentos e competências. A principal missão da infraestrutura ROSSIO é agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e divulgar um universo único de conteúdos digitais sobre Ciências Sociais, Artes e Humanidades assente em atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. dados. Através de uma infra-estrutura de investigação dinâmica, o ROSSIO pretende fornecer uma gama ampla, diversificada e valiosa de conteúdos e serviços de qualidade e com grande potencial para as indústrias culturais e criativas.

    XXV Reunião dos representantes da Rede de Arquivos Diplomáticos Iberoamericanos

     

     

    foto dos participantes na reunião RADI

    Realizou-se entre os dias 6 e 8 de novembro de 2023, na cidade de Montevideu, no Uruguai, a XXV Reunião de Representantes da Rede de Arquivos Diplomáticos Ibero-Americanos (RADI). Participaram os representantes da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, República Dominicana, Equador, Espanha, Panamá, Portugal, Peru, República Dominicana e Uruguai.

    As boas-vindas foram dadas pelo Subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai, Nicolás Albertoni Gómez, pelo Coordenador do Espaço Cultural Ibero-Americano da SEGIB, Enrique Vargas Flores, e pela Presidente da RADI, Ana de Francia Caballero.

    Após as boas-vindas, foi prestada uma emotiva homenagem às Representações fundadoras da RADI. O Embaixador Jorge Álvarez Fuentes, do México, Don Diego Vargas, em representação de Carmen Gloria Duhart, do Chile, e Álvaro Corbacho, do Uruguai, foram reconhecidos por terem dado origem ao que é atualmente a RADI.

    Durante a noite, teve lugar no Palácio Santos, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, a apresentação do livro “Memoria 25 años de la RADI”. A cerimónia foi inaugurada por Iberorquestas Juveniles e a noite continuou com um cocktail de boas-vindas para todos os convidados.

    No segundo e último dia da XXV Reunião de Representantes da RADI, realizou-se uma videoconferência ministrada por Carlos Zapata Cardenas, assessor principal em Gestão da Informação do Banco de la Republica da Colômbia, intitulada “O paradigma arquivístico dos dados: um caminho de dois sentidos?”

    Prosseguindo com as actividades, foi distinguido o vencedor do Prémio RADI para a Investigação 2023, Eliton Felipe de Souza. Joaquín Fermandois, que fez parte do Comité de Académicos que classificou os trabalhos apresentados para o prémio, participou via Zoom. Os nossos parabéns ao vencedor!

    Número especial da Revista Negócios Estrangeiros

     

     

    capa da revista Negocios Estrangeiros

     A 25º edição da Revista Negócios Estrangeiros é especialmente dedicada aos 150 Anos da presença diplomática de Portugal na Suíça.

    Júlio Vilela, Embaixador de Portugal em Berna desde janeiro de 2022, assina o trabalho de investigação intitulado “Relações Portugal - Suíça: Notas sobre a génese da presença diplomática portuguesa na Suíça, de 1872 a 1914”.

    Na passagem dos 150 anos sobre a designação pelo rei D. Luís I do primeiro enviado de Portugal à Confederação Suíça, o Autor explora a importante documentação guardada nos arquivos da Embaixada de Portugal em Berna, e que está agora disponível para consulta no Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e no Centro de Investigação Dodis da Academia de Humanidades e Ciências Sociais da Suíça.

    A investigação faz o levantamento dos principais acontecimentos que marcaram o início da relação bilateral, procurando dar a conhecer as suas origens, o enquadramento histórico e as prioridades dos dois governos no seu desenvolvimento. O trabalho detém-se cuidadosamente nos acontecimentos mais relevantes, como sejam a celebração dos dois primeiros acordos bilaterais, o Tratado de Extradição de Criminosos e o Tratado de Comércio, a arbitragem suíça no Processo de Delagoa e o papel diplomático desempenhado por Guerra Junqueiro na afirmação do regime republicano.


    O download da edição integral pode ser feito aqui.

    Prémio ARQUIVO.PT 2024

    Até dia 6 de maio de 2024,o Arquivo.pt lança o desafio de criar um trabalho baseado em informaçãohistórica preservada da Web.
    Nesta 7ªedição do Prémio Arquivo.pt serão atribuídos 15 000 € aos três melhorestrabalhos (1º classificado: 10 000 €).
    Adicionalmente,haverá três Menções Honrosas, sendo uma delas para Professores.
    O Jornal Público atribuiráuma Menção Honrosa para os trabalhos realizados com base nos conteúdos doPúblico online guardados no Arquivo.pt.
    O AveiroMedia Competence Center (AMCC) atribuirá uma Menção Honrosa a um dos trabalhos submetidos que se foque no arquivo da web de um ou vários media online portugueses.
    A Associação DNS.PTatribuirá uma Menção Honrosa a um Professor que tenha incentivado a submissão de trabalhos.
    Todos os detalhes em: arquivo.pt/premio
    O Prémio Arquivo.pt promove a visibilidade de quem concorre e das suas instituições.

     

    Holocausto: Memória, Educação e Cidadania

    programa do curso dia 1

    A Direção-Geral da Educação dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza um curso de formação para professores de todos os grupos de recrutamento, de 15 horas, intitulado “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, com o registo de formação CCPFC/ACC 110606/21, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023, na cidade de Santarém.

    O curso conta com as parcerias da Associação Portuguesa de Professores de História, da Cátedra de Estudos Sefarditas «Aberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, da Memoshoá e da Associação para a Promoção da Filosofia (Prosofos) tem os seguintes objetivos formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos; fornecer instrumentos de trabalho didáticos/pedagógicos, propiciando meios de reflexão que permitam, através do ensino do passado, problematizar o presente. Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira docente (todos os grupos de recrutamento). 

    As inscrições decorrem desde o dia 20 de outubro de 2023 até às 23.30 horas do dia 6 de novembro de 2023. 

    programa do curso  dias 2 e 3

     A seleção dos formandos é efetuada de acordo com o Decreto-Lei 22/2014 (Regime jurídico da formação contínua de professores), o qual estipula que são destinatários das ações de formação continua de professores: docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública; docentes que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias; docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O decreto-lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes. A seleção dos formandos obedecerá ainda aos seguintes critérios: Não ter frequentado uma edição anterior do curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”; Ordem de inscrição. O(a) docente só poderá realizar a inscrição se estiver registado no portal.

    O(a) docente só poderá realizar a inscrição se estiver registado no portal. Caso não esteja registado, deverá consultar o documento em anexo intitulado “procedimentos de inscrição”.

     

    . Use este link para inscrição 

    Dia Mundial da Preservação Digital - Preservação Digital na Justiça

     

    preservação digital na justiça - cartaz

     

    O “Dia Mundial da Preservação Digital”, criado pela Digital Preservation Coalition e apoiado por redes de preservação digital em todo o mundo, pretende consciencializar a comunidade para a importância da preservação digital, assegurando que a informação digital do nosso presente e futuro, seja protegida de forma adequada e responsável.

    Este ano a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e o Instituto de Gestão Financeira integram estas celebrações, dando a conhecer os trabalhos que está a desenvolver para enfrentar os desafios da preservação digital.

    Poderá obter mais informações e fazer sua inscrição até 27 de outubro aqui

    Prémio científico Mário Quartin Graça 2023

     

    Logotipo premio mario quartin graça

     

    O investigador Francisco Javier Morales Aguilera foi distinguido com o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2023, atribuído pela Casa da América Latina com apoio e patrocínio da Cunha Vaz & Associados. Este Prémio, que anualmente prestigia teses de doutoramento, pretende estimular a cooperação e a partilha de conhecimento entre ambos os lados do Atlântico. O júri também decidiu conceder, a título excecional, uma menção honrosa à tese da investigadora brasileira Marcela Maciel Santana...

    A 14ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça recebeu um total de 58 candidaturas, com a seguinte distribuição geográfica: 43 do Brasil, 12 de Portugal, 1 do Chile, 1 do Equador e 1 do Uruguai. Na apreciação das candidaturas foi tida em conta a originalidade do tema, a sua relevância no âmbito do estreitamento de relações entre a Portugal e os países da América Latina e a qualidade da investigação.

    Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

     

    O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., informa que estão abertas as candidaturas para a Edição de 2023 do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas, que distingue os trabalhos realizados por estudantes de mestrado e de doutoramento que, através da sua investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão. 

    O trabalho vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 5.000,00€, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.. As Menções Honrosas receberão um prémio não pecuniário, com o apoio do CEFPI - Centro de Educação e Formação Profissional Integrada. 

    As candidaturas encontram-se abertas de 1 de setembro a 13 de outubro. Candidate-se

    Consulte aqui toda a informação! .

     

    Prémio Mário Soares - Fundação EDP

    csrtaz do premio mario soaresO Prémio Mário Soares - Fundação EDP, instituído em 1998, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal. Incluem-se na área temática do Prémio os trabalhos oriundos das ciências sociais, artes e humanidades. Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade, completados até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos, com trabalhos realizados e publicados nos últimos três anos..

    Entrega dos Trabalhos até 30 de setembro

    através do preenchimento de formulário eletrónico disponível em http://fmsoaresbarroso.pt. Os trabalhos devem ser remetidos à Fundação através da entrega de um exemplar em papel e de uma cópia digital, em formato PDF.

    para mais informações visite o site oficia

    VII Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios da Contemporaneidade

     

     

    A BAD é parceira na organização do VII Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios da Contemporaneidade, que se realiza de 2 a 4 de novembro de 2023, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

    Convidam-se os interessados a apresentarem propostas de comunicação sobre o 25 de Abril de 1974 no domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e caracterizadas pelas especificidades das abordagens metodológicas e epistemológicas suscitadas pela História Local.

    Chamada de trabalhos até 1 de setembro

     para mais informações visite

    Lançamento do Livro "Timor-Leste - do colonialismo tardio à independência"

    cartaz do evento

    O Instituto Diplomático e a Edições Afrontamento convidam para o lançamento do livro de Zélia Pereira e Rui Graça Feijó “Timor-Leste - do colonialismo tardio à independência”, no dia 1 de junho, pelas 18h00.


    A obra será apresentada pelo Embaixador Francisco Ribeiro Telles, Secretário-Geral do MNE.


    Inscrições para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Please publish modules in offcanvas position.